A exibição do tecido gengival ao rir apresenta um problema estético para alguns pacientes. Nos casos de grave deformidade motivada pela excessiva altura do maxilar superior, somente a Cirurgia Ortognática elimina totalmente este problema.
No entanto, esta cirurgia é bastante invasiva, requer anestesia geral, meses de reabilitação para além de exigirem a hospitalização dos pacientes. Por estas razões a cirurgia de reposicionamento labial ( CRL) envolvendo a restrição da amplitude dos músculos elevadores do sorriso, é uma alternativa muito válida em todos os pacientes que apresentam o sorriso gengival .
Embora se possa confundir com cirurgia plástica reconstrutiva, a cirurgia de reposicionamento Labial (CRP) é um procedimento que corrige permanentemente sorrisos gengivais causados por um lábio superior com elevada amplitude de movimento. Associada ao alongamento coronário (AC) dental conduz a resultados excelentes.
Através dum procedimento cirúrgico rápido e minimamente invasivo que altera a linha de união do lábio superior á mucosa gengival restringe-se o movimento do lábio superior no sorriso completo reduzindo-se assim drasticamente a quantidade de exposição de gengiva ao sorrir.
O procedimento cirúrgico dura cerca de 30-45 minutos e é feito sob anestesia local. Todas as incisões são intra-orais e resultam em pouca ou nenhuma cicatriz no interior do lábio. Além da restrição do movimento do lábio superior no sorriso total, não são observados outros efeitos no movimento dos músculo faciais ou na fala.
Assista ao Vídeo (ver com descrição)
OS BENEFÍCIOS DA REPOSIÇÃO:
— Correção imediata e permanente do “Sorriso Gengival”
—Obtém-se um sorriso mais estético e confiante com uma proporção mais correcta de dentes e gengivas.
— Recuperação é rápida e sem cicatrizes externas.
A cirurgia de reposicionamento labial ( CRL ) é um procedimento relativamente simples, que raramente tem complicações pós-operatórias e é um tratamento permanente para os casos de exposição gengival excessiva.
Este procedimento resulta também num discreto aumento do volume dos lábios e na correção de eventuais sorrisos assimétricos. Mais importante ainda, os pacientes expressam grande satisfação com o seu novo sorriso após a cirurgia.
PEÇA UM ESTUDO PRÉVIO DO SEU CASO:
Se têm um sorriso gengival que gostaria de melhorar, marque a sua consulta de avaliação — em todos os casos se obtém uma importante melhoria. Os casos extremos podem implicar a necessidade de cirurgia ortognática, mas até nestes casos a CRL pode propiciar resultados excelentes eliminando a necessidade de um procedimento muito mais complexo.