O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes involuntariamente principalmente durante o sono, mas também poderá ocorrer durante o dia.
Bruxismo diurno: caracteriza-se por uma atividade semi-voluntária da mandíbula, considerada como um tique ou um habito que se caracteriza pelo apertar dos dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado e onde geralmente não ocorre ranger de dentes
Bruxismo noturno ou do sono: é uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, enquanto o indivíduo está a dormir. Este bruxismo cria tensões ao nível das articulações temporomaxilares, podendo desgastá-las e causar dores de cabeça. O ranger provoca um desgaste nos dentes que pode afetar a sua integridade e comprometer a saúde oral.
Sinais e Sintomas
Nem sempre a dor está associada à queixa principal do paciente. O desgaste da estrutura dental, normalmente, é o alerta primário para a presença do dano. Além disso, o desconforto de familiares também pode ser um alerta para o problema, no momento em que identificam ruídos durante o sono do paciente, decorrente da atrição. Isto, muitas vezes não é percebido pelo portador.
Causas do bruxismo
Relativamente ao bruxismo diurno, as suas causas não são conhecidas, embora seja considerado que o stress e a ansiedade são fatores de risco. Muitas vezes, as pessoas com bruxismo noturno apresentam outros distúrbios do sono, como ressonar, episódios de apneia, entre outros.
Outros fatores associados ao bruxismo são a idade jovem, tabaco e consumo de cafeína ou álcool.
O stress e ansiedade parecem estar relacionados com cerca de 70% dos casos de bruxismo.
Como tratar o bruxismo
As consequências do bruxismo noturno podem ser controladas mediante o uso de uma goteira de relaxamento colocada na boca que protege os dentes e reduz a atividade muscular.
Uma correta articulação dos dentes do maxilar superior e inferior permite reduzir o atrito entre eles e melhora a qualidade da mastigação. Como tal, um correto acompanhamento pela Medicina Dentária é também importante.