LEONARD I. LINKOW, DDS, DMSc, Pioneiro em Implantologia

LEONARD I. LINKOW, DDS, DMSc, Pioneiro em Implantologia

LEONARD I. LINKOW, DDS, DMSc, Pioneiro em Implantologia, faleceu a 26 de Janeiro de 2017

Leonard I. Linkow, DDS, DMSc, considerado pelos seus  colegas e alunos como o “Pai da Implantologia Oral”, morreu em 26 de janeiro de 2017, após uma longa doença.

Nascido em Brooklyn, New York, o Dr. Linkow foi um operador de rádio na Força Aérea do Exército dos EUA durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Foi candidato a jogador  de basebol profissional, tendo jogado para os New York Giants. Foi-lhe oferecido um contrato profissional por  dois membros relevantes do Baseball Hall of Fame, mas Len recusou-se a fim de se tornar um dentista.

Desde que se formou na Faculdade de Dentisteria  da Universidade de Nova York em 1952, Len dedicou sua vida a mostrar  não só aos seus pares de profissão, mas também a qualquer pessoa em seu  redor e em todo o mundo os benefícios dos implantes orais.

Nem sempre foi uma tarefa fácil. Len foi atacado, condenado ao ostracismo e difamado pela profissão durante  muitos anos. Continuou apresentando palestras e cursos de formação continua em todo o mundo sempre e onde fosse  convidado, muitas vezes não recebendo honorários e custeando as suas viagens.

Hoje o nome Linkow é sinónimo de implantes dentários. O Dr. Linkow é responsável por inúmeras inovações na dentisteria de implantes. Entre as suas principais contribuições estão o implante de lâmina, o implante auto-roscante, o implante subperióstico em tripé, a carga  imediata e a plataforma  hexagonal interna para implantes radiculares. Detinha 36 patentes diferentes. Linkow foi o único dentista a ser nomeado para o Prêmio Nobel de Medicina.

Dr. Linkow praticou dentisteria  em Nova York ao longo de toda a sua carreira. Foi homenageado em várias  cidades do mundo – Berlim, Madrid, Milão, Paris, Roma, Xangai, Tóquio e Zurique, entre outras. Manteve amizades ao longo da vida com algum pioneiros em implantologia nomeadamente com Carl Misch, também recentemente falecido.  Foi  autor de 19 livros didáticos e aproximadamente 200 artigos em revistas científicas. Desenvolveu e introduziu numerosos sistemas de implantes, muitos dos quais estão em uso ainda hoje em todo o mundo. Vários congressos, prémios  e seminários internacionais ostentam seu nome.

Dr. Linkow era Professor de Clínica Dentária e Implantes na Faculdade de Dentisteria  da Universidade de Nova York no momento de sua morte. Foi Professor Clínico no Departamento de Prótese da Universidade de Temple, em Filadélfia, durante muitos anos, onde demonstrou procedimentos cirúrgicos de próteses sobre  implantes; lecionou a alunos de graduação e de educação avançada e deu a estudantes interessados ​​e professores treinamento único em implantologia, não disponibilizado  noutras escolas dentárias nessa época.

Dr. Linkow foi nomeado presidente da Academia Americana de Dentisteria e  Implantes em 1974 e desde 1998 foi Presidente Honorário da Academia Americana de Prostodontia.

Entre as muitas honras que o Dr. Linkow recebeu destaca-se a  Thomas P. Hinman Medallion em 1972 e o Aaron Gershkoff Memorial Award em 1974. Foi nomeado cavaleiro pelo governo de Malta em 1974 e homenageado pelo governo de Chipre em 1979.

Em 1992, a Faculdade de Dentisteria  da Universidade de Nova York criou a primeira e única cadeira de  implantologia em perpetuidade com o Dr. Linkow como  docente. A Universidade de Nova York também dedicou o nome de   Leonard I. Linkow á sua “ Library of Implant Dentistry” , que está disponível para profissionais, educadores e leigos e também na internet.

Dr. Linkow tinha 90 anos de idade no momento de sua morte.

Veja com descrição as  cirurgias realizadas pelo Dr. Leon Linkow em 1973

Share:

Leave comment